NUMPE - Núcleo Ubatuba do Museu da Pessoa
Somos um museu virtual e colaborativo, dedicado a registrar, preservar e compartilhar histórias de vida de toda e qualquer pessoa. Esse trabalho é realizado por meio de entrevistas presenciais gravadas, que documentam memórias e trajetórias singulares.
Nosso trabalho
Em janeiro de 2024, o NUMPE – Núcleo Ubatuba do Museu da Pessoa iniciou suas atividades no IHU, integrando a rede do MUPE – Museu da Pessoa, criado em 1991.
Inspirados pela riqueza cultural e humana dos povos indígenas, quilombolas, caiçaras e demais moradores de Ubatuba e região, buscamos no Museu da Pessoa a formação, capacitação e certificação necessárias para conceber o NUMPE. Esse projeto nos enche de orgulho e admiração por sua capacidade de valorizar as histórias individuais e coletivas da nossa região.
Divulgação aberta
Todo o material registrado pelo NUMPE é cuidadosamente documentado e disponibilizado de forma democrática no YouTube. Além disso, essas histórias podem ser acessadas em um espaço especialmente preparado no IHU para desfrute das trajetórias gravadas: ambiente climatizado, com fones e tela, garantindo o conforto de nossos visitantes.
Uma atuação coletiva
A realização do NUMPE só foi possível graças ao empenho e ao apoio do Impact Hub Ubatuba, da Associação Cunhambebe e das profissionais Fabíola Lugão Viggiano e Telma Homem de Mello, que contribuíram significativamente para sua concretização.
Convidamos a todos a conhecerem o NUMPE e a se emocionarem com as histórias dos entrevistados, repletas de aprendizado e inspiração. Aproveite também para deixar sua sugestão e, quem sabe, compartilhar a sua própria história.